terça-feira, 3 de dezembro de 2013

AGRADECIMENTOS


Quero aqui referir o meu muito Obrigado à Professora Raquel Rodrigues dos Santos pela sua disponibilidade quando necessitei de algumas orientações relativas a construção deste blogue.

Muito obrigado à minha orientadora de estágio Dr.ª Carmen Vieira pela sua sábia orientação, disponibilidade e paciência, pois sem ela este estágio não teria sido tão produtivo para mim.

A todos os profissionais que de forma direta eu tive a grande honra de trabalhar em conjunto (Dr.ª Rosário Jorge, TSA Carmelo Colmenarez, TSA Carlos Lopes, Dr.ª Sara Campos e Raquel Adriano). Obrigado pela vossa amizade, colaboração, disponibilidade em transmitir alguns conhecimentos e tolerância. Serão sempre um marco nesta minha passagem por Faro.

A todos os novos companheiros e amigos que eu fiz e que acompanharam por fora todas as minhas actividades. Para todos o meu reconhecimento e agradecimento. Nunca serão esquecidos!

A todos que, de forma indirecta, neste estágio participaram activamente no meu crescimento pessoal e profissional. Muito Obrigado!

Por fim, agradeço à minha família! Uns grandes aliados com que sei que posso contar, SEMPRE! A eles devo toda a dedicação e amor, são eles os pilares desta minha caminhada pela Saúde Ambiental.




A TODOS O MEU MUITO OBRIGADO!!!

Reflexão Final de Estágio


Com o final deste estágio começo a sentir que este é o nascimento de um longo caminho na minha vida enquanto futuro Técnico de Saúde Ambiental. Posso também referir que o mesmo deixou-me ainda mais confiante que eu dei o passo certo ao escolher este curso.
Uma leitura mais abrangente ao meu blogue poderá se constatar que foram várias as vertentes desenvolvidas na área da Saúde Ambiental em Unidades de Saúde Pública, no entanto e como a Saúde Ambiental é um mundo muito vasto, dois meses não foram nem de perto suficientes para eu ter contacto com todas as áreas. No entanto existiu sempre a preocupação dos profissionais ligados ao ACES Central de me transmitir o máximo conhecimento possível acerca de tudo o que envolve a este vasto mundo da Saúde Ambiental.
O trabalho como Técnico de Saúde Ambiental integrado em Unidades de Saúde Pública passa hoje em dia por caminhos muito delicados, por vários motivos; Porque existe uma grande contenção de custos no sector da saúde, falta por vezes autoridade para desenvolver algumas tarefas de forma autónoma, o facto de o Técnico ter de estar sempre no terreno faz com que seja necessária uma viatura para as constantes deslocações e por vezes algumas tarefas têm de ser agendadas conforme a disponibilidade do mesmo ou ainda de referir que existe instalações ou equipamentos de trabalho que já apresentam algum desgaste, necessitando uma remodelação, mas independentemente destas dificuldades e á boa maneira portuguesa, sempre se dá um jeito e tudo se desenrasca.
 Outro aspecto que eu quero aqui referir foi facto de encontrar um ambiente profissional extraordinário dentro da instituição. Instituição essa, em que os seus profissionais me acolheram de braços abertos. Todos sem excepção foram muito acolhedores e isso foi muito importante para mim pois fez que eu não sentisse de forma tão notória a distancia da minha casa e da minha família.
Durante estas nove semanas sempre enfrentei todos os desafios que iam surgindo, tive sempre a vontade de por em prática todos os meus conhecimentos e essa é uma característica que me é pessoal, inclusive até fora das minhas tarefas profissionais.
Ao acompanhar as minhas publicações espero que tenham gostado do trabalho que foi apresentado, pois este exigiu de mim uma grande dedicação, como tal eu tentei sempre expor aqui as actividades realizadas no decorrer do meu estágio da melhor forma possível.
Despeço-me assim com a consciência que tentei dar a todos os leitores a melhor percepção possível acerca de todos os temas aqui publicados, agradecendo uma vez mais por me terem acompanhado ao longo de todo o estágio.